Artistas

Design de Mobiliário
Peter Behrens – É um dos mais influentes designers do século 20 alemão. No início do século, ele produziu obras notáveis ​​na pintura, arquitectura, design gráfico e design industrial, que exerceu uma influência fundamental em todos esses vários campos, abrindo um território desconhecido para as gerações vindouras. Ele é visto como o fundador da arquitectura industrial moderna objectivo e design industrial moderno.



Emille Gallé - Vitralista e ebanista francês, foi um dos expoentes da art nouveau. Trabalhou com vidros opacos e semitransparentes, ganhando fama internacional pelos motivos florais. Em termos de mobiliário reinaugurou a tradição da marchetaria.


Arquitectura
Antoní Gaudí - Antoní Gaudí - Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste em usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.



Victor Horta - Horta foi o primeiro arquiteto a ganhar o Prêmio Godecharle, em 1884, quando tinha 23 anos. Na Bélgica, o art nouveau amadureceu e encontrou a sua mais alta expressão na arquitetura de Victor Horta, que influenciou outros países. Entre as suas obras-primas, marcadas por pródigas decorações, estão a Casa Tassel, em Bruxelas, o Palacete Solvay, a Casa do Povo e a sua própria residência no bairro de Saint-Gilles, em Bruxelas mais tarde transformada no actual Museu Horta.




Henry Van de Velde - Henry estudou pintura em Paris, e é adepto do estilo neo-impressionista, tornando-se em 1889 membro de um grupo de artistas em Bruxelas. Em 1892 abandona a pintura e direciona a sua arte para a decoração e arquitetura, sendo considerado uma das pessoas que servem de inspiração para o movimento Artes e Ofícios (arts and crafts). Responsável pela Escola de Artes e Ofícios, junta-se com alguns outros arquitetos e funda a tão conhecida Staatliche Bauhaus (Casa Estatal de Construção), com sede num edifício construído por ele mesmo.





Design de Cerâmica

Hugo Garden - Pintou o seu primeiro trabalho importante, The Inn at Pont-Aven, uma obra profundamente sentido, notável pela sua atmosfera escura. Ele acreditava que para um artista não só é o seu corpo de trabalho significativo, mas também o seu modus vivendi geral, incluindo até mesmo as roupas que ele usava.